EDP lança OPA sobre EDP Renováveis - TVI

EDP lança OPA sobre EDP Renováveis

  • AM/CM
  • 27 mar 2017, 20:12
EDP

Oferta incide sobre aproximadamente 22,5% do capital social da EDP Renováveis e a contrapartida oferecida, a pagar em numerário, é de 6,80 euros por ação. EDP admite retirar Renováveis da bolsa se obtiver 90% das ações

A EDP anunciou esta segunda-feirao lançamento de uma Oferta Pública geral e voluntária de Aquisição (OPA) de ações da EDP Renováveis, oferecendo 6,80 euros por cada ação.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP refere que "os valores mobiliários objeto da oferta são ações ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de cinco euros cada, representativas do capital social" da EDP Renováveis.

A oferta incide sobre aproximadamente 22,5% do capital social da EDP Renováveis e a contrapartida oferecida, a pagar em numerário, é de 6,80 euros por ação.

Este valor que representa “um prémio de cerca de 10,5% em relação ao preço médio ponderado das ações da sociedade visada no Euronext by Euronext Lisbon, o mercado regulamentado gerido pela Euronext Lisbon, nos seis meses imediatamente anteriores a este anúncio, o qual é de 6,15 euros”, lê-se no comunicado.

O valor representa ainda um “prémio de cerca de 9,7% em relação ao preço de negociação das ações da sociedade visada no Euronext by Euronext Lisbon [..] no dia 24 de março, o qual é de 6,20 euros por ação”, segundo a mesma fonte.

"A oferta é geral e voluntária, obrigando a oferente, nos termos e condições do presente anúncio preliminar e do anúncio de lançamento, a adquirir a totalidade das ações representativas do capital social" da EDP Renováveis "que forem objeto de válida aceitação da oferta", adianta a elétrica.

EDP admite retirar EDP Renováveis da bolsa

 A EDP admite vir a requerer a saída a EDP Renováveis da Bolsa, se conseguir mais de 90% do capital da sua subsidiária.

Segundo o anúncio preliminar de lançamento da OPA, caso a EDP "venha a deter ações que ultrapassem 90% dos direitos de voto correspondentes ao capital social" da EDP Renováveis, a elétrica portuguesa "admite querer a retirada de ações" da Bolsa de Lisboa.

A EDP detém já direitos de voto inerentes a cerca de 676,3 milhões de ações representativas de cerca de 77,54% do capital social da EDP Renováveis.

Continue a ler esta notícia