Primeira Mão: lucros dos bancos disparam com riscos no crédito ao consumo - TVI

Primeira Mão: lucros dos bancos disparam com riscos no crédito ao consumo

    Pedro Santos Guerreiro
  • Pedro Santos Guerreiro
  • 21 fev 2020, 21:55

Quatro dos maiores portugueses lucraram quase dois mil milhões de euros em 2019. Mas os níveis recorde de crédito ao consumo levaram o Banco de Portugal a lançar o alerta

O crédito ao consumo está nos níveis mais elevados dos últimos 15 anos. Em causa estão políticas agressivas dos bancos na venda de crédito, assim como as taxas de juro baixas. Já há neste momento quase 350 mil famílias em Portugal que não estão a pagar a horas estes créditos, o que já levou o Banco de Portugal a emitir recomendações que travem a facilidade na concessão deste tipo de créditos. Este tipo de créditos ajudou os bancos em Portugal a regressar a lucros como já não se viam há muitos anos em Portugal: quatro dos maiores bancos portugueses já apresentaram resultados de 2019, num total de quase dois mil milhões de euros de lucros. Falta ainda a apresentação dos resultados do Novo Banco, que deverá apresentar prejuízos de centenas de milhões de euros, justificando a necessidade da injecção de mais capital pelo Fundo de Resolução.

Estas informações foram analisadas esta sexta na TVI em "Primeira Mão", espaço de informação semanal de Pedro Santos Guerreiro.

Veja o vídeo com a análise completa aqui. 

Continue a ler esta notícia