Protecionismo de Trump pode obrigar Europa a procurar novos parceiros comerciais - TVI

Protecionismo de Trump pode obrigar Europa a procurar novos parceiros comerciais

Jeroen Dijsselbloem [Reuters]

Alerta chega do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem. Apesar do responsável assumir que a União Europeia ainda não sabe o que vai acontecer

É um momento de grande incerteza para a Europa em matéria de comércio internacional, concretamente, na ligação com os  Estados Unidos da América (EUA). 

O protecionismo exacerbado de Donald Trump, que o fez "rasgar" o Acordo Transpacífico em menos de uma semana de administração, leva a que os países temem o pior e, efetivamente, ainda podem surgir mais surpresas

Uma situação que está a preocupar a União Europeia. Hoje o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que a União terá que estabelecer novas parcerias comerciais se o seu aliado político e económico, de sempre, insistir no protecionismo.

 "Ainda não sabemos se isso vai acontecer", disse Dijsselbloem a uma rádio dao grupo RTL, citada pela Reuters. Mas acrescentou que "a Europa não deve sentar-se e, cegamente, à esperar do que está a acontece nos Estados Unidos, mas deve avançar por si".

 

Continue a ler esta notícia