Apple volta a pagar dividendos 16 anos depois - TVI

Apple volta a pagar dividendos 16 anos depois

Violência leva Apple a suspender vendas do iPhone (Reuters)

Empresa gasta quase metade do balanço em dividendo e recompra de ações Acionistas vão ter parte dos lucros

Relacionados
A Apple, gerida por Tim Cook, confirmou a especulação que já circulava nos mercados: parte do seu balanço vai ser utilizado para pagar dividendos aos acionistas. Uma distribuição de lucros que não era feita desde 1995.

O dividendo trimestral da tecnológica começará a ser pago no quatro trimestre fiscal da Apple, que tem início a 1 de julho de 2012. Esta é a proposta da empresa que está dependente da aprovação do conselho de administração. Por ano, o dividendo é de 10,6 dólares por ação.



Em cima da mesa está a distribuição de uma remuneração trimestral de 2,65 dólares por ação (cerca de 2,01 euros).Ora, sabendo que os títulos fecharam na sexta-feira a valer perto de 585 dólares, a rendibilidade anual para os acionistas vai fixar-se nos1,81 por cento. A Apple vai gastar 45 mil milhões de dólares, em três anos, com dividendos e recompra de ações.

O dividend yield da Apple é inferior ao das outras gigantes tecnológicas como a Microsoft, a Hewlett-Packard ou a Cisco. «A política de dividendos da Apple será continuamente discutida», disse o administrador da empresa na conferência que teve lugar ao início da tarde.

No final de 1995, a última vez que pagou dividendos, a multinacional remunerava os seus acionistas com 12 dólares por ação em cada trimestre, conforme está indicado no site da tecnológica.

A empresa fundada pelo mediático Steve Jobs anunciou que o conselho de administração também autorizou um programa de recompra de ações de 10 mil milhões de dólares (7,59 mil milhões de euros). Este programa terá início no primeiro semestre fiscal de 2013, com início a 30 de Setembro.

A recompra de ações vai durar três anos e pretende neutralizar o impacto de futuros programas de recompra de ações pelos funcionários.

No total, a empresa vai utilizar 45 mil milhões de dólares do seu balanço nos planos de distribuição de dividendos e de recompra de ações. Este valor representa perto de metade dos quase 100 mil milhões de dólares que a Apple tem no seu balanço.

«Estamos extremamente confiantes no nosso futuro e vemos oportunidades tremendas à nossa frente», indica o comunicado da Apple, que sublinha também a necessidade que a empresa teve de iniciar o programa de dividendos e de recompra de ações, mesmo depois de ter feito vários investimentos e de ter concretizado aquisições de outras empresas.

Ações reagem em alta

Além dos anúncios feitos pelo comunicado desta segunda-feira, Tim Cook disse, na conferência, que «o novo iPad teve um fim-de-semana de recordes».

Razões suficientes para que na bolsa alemã as acções da fabricante do iPhone estejam a valorizar 2,3% para 454 dólares. Contudo, os títulos caíram na sequência do anúncio de dividendos e de recompra de títulos, anulando os ganhos do dia, tendo, porém, recuperado.

Em Nova Iorque, os títulos iniciaram o dia a subir 1,03% para 591,60 dólares
Continue a ler esta notícia

Relacionados