Cinco aeroportos portugueses entre os 50 com mais atrasos na Europa - TVI

Cinco aeroportos portugueses entre os 50 com mais atrasos na Europa

  • ALM
  • 5 set 2019, 12:45
Greve na SATA: 2700 passageiros em terra

Ponta Delgada e Lajes entre os piores. Lisboa no top 10 dos atrasos entre junho e julho

Os aeroportos portugueses não ficaram bem na fotografia dos atrasos da AirHelp, uma organização mundial em compensações por atrasos em voos.

No ranking dos 50 aeroportos europeus que registaram mais atrasos em junho e julho deste ano surgem cinco portugueses: Ponta Delgada e Lajes estão entre os três piores. O Porto é o menos mau nesta lista de piores desempenhos onde também surge o aeroporto português do Funchal, na Madeira. Mykonos, na Grécia, apresenta a performance mais baixa de todas.

Os voos com partida de Portugal e da Grécia são “os que apresentam maior probabilidade de atrasos (….) os aeroportos de Mykonos (Grécia), Ponta Delgada e Lajes (ambos dos Açores) estão no topo do ranking dos aeroportos que registaram mais atrasos no período de junho e julho”, refere o comunicado.

No top 10 dos menos cumpridores de horários encontra-se ainda o aeroporto de Lisboa.

No aeroporto da capital, 4 em 10 voos sofreram perturbações no período em análise. Os aeroportos da Madeira e do Porto apresentam melhores performances, mas ainda assim com mais de um quarto dos voos (28% e 25%, respetivamente) a não cumprirem o horário previsto.

“Aproximadamente 5 em cada 10 voos que partiram destes aeroportos aterraram no destino com mais de 15 minutos de atraso ou foram cancelados”, acrescenta.

Nos dados de voos recolhidos pela AirHelp foram considerados aeroportos com mais de 1.000 voos no período em análise; considera-se que um voo não foi pontual quando chegou ao destino com mais de 15 minutos de atraso ou foi cancelado.

Na tabela geral, surgem muitos aeroportos do sul europeu com elevadas taxas de atraso, coincidindo com muitos destinos escolhidos para as férias de verão.

A AirHelp “sugere aos passageiros que vão viajar a partir destes locais que tenham em conta as elevadas probabilidades de enfrentarem atrasos e planeiem mais tempo para a viagem, para evitar o incumprimento de compromissos.”

Karin Herbsthofer, especialista em direitos dos passageiros aéreos da AirHelp, reforça que: “se os passageiros forem afetados por problemas no seu voo, encorajamos que verifiquem se têm direito a receber uma compensação financeira da companhia aérea. Uma alternativa é a nossa ferramenta online gratuita, disponível no site da AirHelp. Quem parte de um aeroporto europeu com um atraso de mais de 3 horas, tem o voo cancelado ou é impedido de embarcar tem grandes hipóteses de receber até 600 euros em compensação.”

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