Balanço do BCE já supera o PIB da Alemanha - TVI

Balanço do BCE já supera o PIB da Alemanha

Mario Draghi

Atingiu recorde de 3,02 biliões de euros a semana passada

Relacionados
O balanço do BCE subiu para o recorde de 3,02 biliões de euros a semana passada, um valor que ultrapassa em trinta por cento a economia alemã, após o segundo leilão de financiamento a três anos aos bancos europeus.

O balanço do BCE ganhou 330,6 mil milhões de euros a semana passada, divulgou hoje a instituição sediada em Frankfurt no documento sobre a Situação Financeira Consolidada do Eurosistema.

Segundo a agência de informação financeira Bloomberg, o balanço do BCE é agora em um terço maior do que os 2,9 biliões de dólares da Reserva Federal norte-americana e que os 2,3 biliões do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, a quarta maior economia do mundo.

Os empréstimos do Banco Central Europeu (BCE) a bancos da zona euro subiram de 310,7 mil milhões de euros para 1,13 biliões na semana que terminou a 02 de março, um aumento que se justificou com a operação de refinanciamento a três anos que a instituição liderada por Mário Draghi levou a cabo a semana passada, em que concedeu 529,5 mil milhões de euros a 800 bancos europeus a três anos.

Esta operação de refinanciamento única da sua história soma-se aos 489 mil milhões de euros já concedidos nas mesmas condições em dezembro.

Esta liquidez, que visa combater a crise da dívida soberana da Europa através da libertação de crédito para empresas e famílias, aumentou a exposição ao risco dos 17 bancos centrais da zona euro que, juntamente com o BCE, compõem o Eurosistema.

«Com a expansão dramática de seu balanço desde o verão passado, o BCE tornou-se o banco central mais ativo no mundo», disse Klaus Baader, economista-chefe para a zona euro no Société Générale, em Londres.

«As medidas do BCE são absolutamente justificadas, mas este tem de estar ciente dos riscos para o seu balanço e pensar numa estratégia de saída», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados