Cavaco quer reforçar relações económicas com Peru - TVI

Cavaco quer reforçar relações económicas com Peru

Cavaco

Presidente destaca acordo entre os dois países para evitar dupla tributação

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu esta segunda-feira o reforço das relações políticas, económicas e culturais com o Peru, considerando da «maior importância» o acordo entre os dois países para evitar a dupla tributação.

«Queremos reforçar as relações políticas, económicas e culturais com o Peru e daí a importância que atribuímos a esta visita», afirmou Cavaco Silva, referindo-se à visita oficial que o presidente do Peru, Ollanta Humala, realiza hoje a Portugal, escreve a Lusa.

Numa declaração no Palácio de Belém após um encontro com o chefe do Estado peruano, Cavaco Silva disse que existe hoje em Portugal um «interesse muito forte» da parte dos empresários portugueses em reforçar as relações comerciais e de investimento com o Peru.

«E, nesse sentido, consideramos da maior importância o acordo que vai ser assinado esta tarde para evitar a dupla tributação. Foi possível nos últimos dias concluir as negociações e estamos convictos de que esse acordo reforçará os laços entre os empresários portugueses e os empresários do Peru», afirmou.

Cavaco Silva destacou ainda um acordo comercial «que em breve será assinado» no Parlamento Europeu para criar uma zona de comércio livre entre a União Europeia e o Peru, país que regista «taxas de crescimento das mais elevadas do mundo».

Para além das relações económicas, Cavaco Silva disse que no encontro com o presidente Humala foram analisadas as «potencialidades turísticas do Peru» e da «experiência portuguesa no setor do turismo».

«Existem empresas turísticas muito fortes portuguesas a operar na América Latina e estou certo que procurarão aproveitar as grande potencialidades turísticas do Peru», disse.

O Presidente da República manifestou-se convicto de que a visita do presidente Humala «permitirá dar um salto em frente» nas relações entre os dois países e disse ter «também o sonho de um dia visitar o Peru».
Continue a ler esta notícia