Espanha em recessão, PIB contrai 0,3% - TVI

Espanha em recessão, PIB contrai 0,3%

Mariano Rajoy (LUSA)

Números são relativos ao primeiro trimestre deste ano e confirmam que país vizinho entrou oficialmente em recessão

Relacionados
Espanha entrou oficialmente em recessão económica, depois de registar no primeiro trimestre do ano uma queda de 0,3 por cento do PIB, valor idêntico à queda registada no final de 2011.

Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhola confirmam assim a recessão técnica do país - pelo menos dois trimestres consecutivos de crescimento negativo -, impulsionada pela queda do consumo e do investimento.

É a segunda vez desde a crise que Espanha entra em recessão, depois de, a partir do quarto trimestre de 2008, ter entrado em queda de crescimento, situação que se manteve até ao inicio de 2010.

Comparativamente à situação há um ano, diz a Lusa, a economia espanhola recuou 0,4 por cento, depois de sete meses consecutivos de crescimento (face ao ano anterior).

Segundo o INE, o contributo cada vez mais negativo da procura nacional não chegou a ser totalmente compensado pela contribuição positiva das exportações.

O emprego da economia, medido em termos de postos de trabalho equivalentes a tempo completo, caiu a um ritmo de 3 por cento, o que implica uma redução liquida de 650 mil postos de trabalho.

Os dados revelados confirmam que o consumo das famílias caiu 0,6 por cento em termos anuais e 1,1 por cento face ao ultimo trimestre de 2011 e que o consumo do Estado recuou 5,2 por cento face ao final de 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados