Grécia vive primeira greve geral deste ano - TVI

Grécia vive primeira greve geral deste ano

Grécia

Transportes com funcionamento «deficiente»

Relacionados
A Grécia voltou esta quarta-feira à contestação, com os transportes a funcionarem de forma deficiente, devido à greve geral convocada pelos sindicatos para protestar contra as medidas de austeridade.

Um importante dispositivo policial foi destacado para Atenas devido ao potencial risco de incidentes desencadeados por manifestações.

Sem ligações marítimas com as ilhas durante 24 horas, nem comboios e privado de parte dos transportes urbanos, o país também deverá registar perturbações no tráfego aéreo entre as 12h00 e as 16h00 locais (10h00 e 14h00 em Lisboa) devido a paralisações dos controladores aéreos. As companhias aéreas Olympic Airways e a Aegean anularam 35 e 13 voos respectivamente.

Trata-se da primeira greve deste ano depois de sete dias de acções deste tipo em 2010.

Entretanto, 5 mil polícias foram destacados para Atenas para prevenir incidentes durante as manifestações previstas para meio do dia.

O ministro da protecção do cidadão, Christos Papoutsis, lançou um apelo para a calma e «responsabilidade» para salvaguardar a imagem do país.

Os sindicatos prevêem novos protestos por terem falhado até agora a pressão para fazer com que o governo socialista recue na aplicação do plano de austeridade prescrito pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, em troca de um empréstimo de 110 mil milhões de euros para por as finanças do país em ordem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE