Portugal deverá sofrer contracção de 0,9% em 2011 - TVI

Portugal deverá sofrer contracção de 0,9% em 2011

Debate quinzenal a 7 de Janeiro de 2011

Relatório das Nações Unidas aponta para um crescimento da economia portuguesa de 0,2% em 2012

Relacionados
A economia portuguesa deverá sofrer uma contracção 0,9 por cento este ano e crescer 0,2 por cento em 2012, abaixo dos 1,3 por cento estimados para a Zona Euro em 2011, estima um relatório das Nações Unidas, nota a Lusa.

De acordo com o World Economic Situation and Prospects 2011 da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Portugal estará entre os três países europeus que deverão entrar em recessão este ano, a par da Irlanda (menos 0,9 por cento) e da Grécia (menos 3,6 por cento).

Segundo as estimativas das Nações Unidas, parciais para 2011, a Zona Euro deverá crescer 1,3 por cento este ano, e 1,7 por cento em 2012, projectando um crescimento de 3,1 por cento para a economia mundial este ano, uma substancial revisão em alta face à anterior previsão, em que a apontava uma contracção de 0,1 por cento.

O relatório da UNCTAD aponta que a recuperação económica terá perdido fôlego na segunda metade de 2010, e que a recuperação da economia a nível mundial não será suficiente para criar o emprego necessário para recuperar os perdidos durante a crise.

«As perspectivas mantêm-se rodeadas de incerteza e por sérios riscos¿, diz o relatório, que aponta ainda que a cooperação entre as maiores económicas está a abrandar, o que estará a debilitar seriamente a eficiência das respostas à crise.

A liderar a recuperação económica continuarão a estar as economias emergentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE