Reino Unido preparado para ajudar Portugal e Itália depois da Irlanda - TVI

Reino Unido preparado para ajudar Portugal e Itália depois da Irlanda

Mapa do Reino Unido

Chanceler britânico não afasta ajuda a outros países em necessidade

O Reino Unido prepara-se para a possibilidade de vir a ajudar também Portugal, Grécia, Itália e Espanha, depois da ajuda de 8 mil milhões de euros à Irlanda, anunciada esta segunda-feira. A hipótese é admitida pelo chanceler britânico George Osborne.

Citado pelo também britânico «Mirror», o responsável do Tesouro diz que o Reino Unido não pode deixar de ajudar a Irlanda nesta altura, apesar de os tempos também serem de austeridade dentro das suas fronteiras. «Estamos a fazer isto porque é do absoluto interesse nacional ter uma economia e um sistema bancário irlandeses estáveis. A actual situação irlandesa tornou-se insustentável. Os irlandeses são nossos amigos e é do nosso interesse nacional estarmos preparados para os ajudar nesta altura difícil», disse.

Questionado se excluía ajuda a outro país em dificuldades, limitou-se a responder: «Penso que não seria responsável especular sobre quaisquer outros países».

O jornal britânico lembra que Portugal tem insistido que não precisa de ajuda e que o seu sector bancário é seguro, mas lembra que era precisamente isso o que dizia a Irlanda até aceitar a ajuda internacional, uma decisão que custou uma crise política ao país, que irá a eleições antecipadas em 2011.

De acordo com os economistas, o colapso irlandês teria um efeito devastador na economia do Reino Unido, já que a Irlanda é um dos seus principais parceiros comerciais.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE