Retificativo: Estado empresta 135 milhões aos Açores - TVI

Retificativo: Estado empresta 135 milhões aos Açores

Estrada Nacional nos Açores

Valor destina-se a refinanciar dívida da região

O Estado vai emprestar 135 milhões de euros à Região Autónoma dos Açores, que a região terá pedido ao Estado, segundo o orçamento retificativo entregue pelo Governo à Assembleia da República.

O documento explica apenas que estão contemplados 135 milhões de euros para este empréstimo, que se destina ao «refinanciamento da respetiva dívida direta», a pedido da região.

No orçamento está ainda previsto gastar 938 milhões de euros para o programa de financiamento acordado com a região autónoma da Madeira.

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores explicou que a verba é relativa a uma «operação de refinanciamento» para amortização de endividamento.

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, explicou que não se trata propriamente de um empréstimo do Estado, mas de uma operação de substituição de financiamento que estava prevista no orçamento da Região.

«Corresponde à verba que a região tinha para pagar empréstimos bancários de longo prazo. Não tem impacto nem no aumento da dívida do Estado, nem da Região, nem no défice público», explicou o responsável.

Sérgio Ávila adiantou que esta foi a solução possível, uma vez que «o acesso aos mercados internacionais está condicionado».

«No fundo é uma autorização para que o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público faça uma operação de amortização de endividamento de 2012», adiantou.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE