O primeiro-ministro inicia quinta-feira um périplo que o levará primeiro a Zurique e Frankfurt, partindo depois para Mar del Plata (Argentina) com os objectivos de promover a internacionalização da economia portuguesa e o sector exportador nacional.

Esta ronda internacional de José Sócrates - que inclui três viagens num período de menos de 24 horas (Lisboa/Zurique, Zurique/Frankfurt e Frankfurt/Buenos Aires) - segue-se à reunião que teve na terça-feira, em São Bento, com as 11 maiores empresas exportadoras instaladas em Portugal e que teve como principal finalidade potenciar o crescimento económico do país.

Na quinta-feira de manhã, José Sócrates estará ao lado do seu homólogo espanhol, José Luís Zapatero, em Zurique, na promoção da candidatura ibérica ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2018, estando previsto que a candidatura vencedora seja anunciada no mesmo dia, escreve a Lusa.

Nesta sessão, além do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e de outros membros do Executivo espanhol, os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha terão junto a si Iker Casillas, jogador do Real Madrid.

Incentivo às empresas portuguesas em cima da mesa?

A presença em Zurique de Cristiano Ronaldo também estava prevista, mas o director da Candidatura Ibérica, o espanhol Miguel Angel Lopez, confirmou a ausência do extremo português devido a uma lesão.

Terminada a sessão de Zurique, José Sócrates parte logo a seguir para Frankfurt, chegando à cidade alemã por volta das 15h00, onde estará acompanhado pelo ministro da Economia, Vieira da Silva.

José Sócrates e Vieira da Silva visitam depois a Feira Internacional das Empresas de Moldes, certame que conta com a presença de empresas portuguesas.

Segundo fonte do Executivo, com a deslocação a Frankfurt, o primeiro-ministro pretende transmitir um sinal de incentivo às empresas portuguesas, tendo em vista o apoio às suas exportações e internacionalização.

Ao fim da tarde, José Sócrates viaja de Frankfurt para Buenos Aires, seguindo depois para a cidade argentina de Mar del Plata, onde, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva, participará até sábado na XX Cimeira Ibero-Americana, que é dedicada ao tema da educação.
Redação / CPS