Alojamento local em Portugal vai ser alvo de inquérito - TVI

Alojamento local em Portugal vai ser alvo de inquérito

Porto Lounge (Porto) entre os 10 melhores alojamentos low cost em Portugal

AHRESP anunciou que efetuar um “levantamento exaustivo” de informação acerca destes estabelecimentos

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) anunciou hoje que vai promover um inquérito sobre a realidade do setor de alojamento local, procedendo a um “levantamento exaustivo” de informação acerca destes estabelecimentos.

[O objetivo é] identificar com mais detalhe a realidade do alojamento local no país, começando pela região de Lisboa, para poder compreender melhor o seu papel na indústria da hotelaria e do turismo e, assim, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento sustentável da oferta turística”, segundo a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto,

Enquadrado no âmbito do programa “Quality” - projeto desenvolvido pela AHRESP, que visa a valorização e qualificação do alojamento local -, o inquérito sobre a realidade do setor em Portugal vai ser “dirigido a mais de cinco mil unidades de alojamento local”.

Em comunicado, a associação indica que o inquérito vai arrancar na região de Lisboa e que serão, inclusive, recolhidos dados sobre “o perfil dos respetivos empresários e hóspedes”, assim como análise a componentes da procura e da oferta.

Como vai ser feito o inquérito?

A informação vai ser recolhida através do preenchimento de um questionário, enviado aos empresários inscritos no Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL) e nas câmaras municipais da região.

Atualmente, existem cerca de 30 mil estabelecimentos de alojamento local registados em todo o país, segundo dados do RNAL, que considera todos os estabelecimentos que prestam serviços de alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, e que reúnam os requisitos do respetivo regime jurídico.

A classificação de alojamento local abrange vários tipos de estabelecimentos:

  • Hostels
  • Antigas pensões
  • Residenciais que não se reconverteram em empreendimentos turísticos
  • Apartamentos e moradias para acolhimento de turistas
  • Alojamento em quartos ou partes de casa

O inquérito junto dos empresários de alojamento local vai ser realizado em parceria com o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a empresa Sítios, que se dedica à prestação de serviços ao turista e à indústria turística nacional, e com o apoio do Turismo de Portugal, referiu a AHRESP.

Lançado este ano pela AHRESP, o programa “Quality” pretende responder em tempo útil à dinâmica de crescimento do alojamento local, garantir os padrões de qualidade exigidos a estas novas realidades de alojamento e contribuir para o esforço nacional de promoção e projeção internacional do destino Portugal.

Veja também: Açores já vão poder ter hostels

Continue a ler esta notícia