Governo pede investimento do BEI para ajudar a combater desemprego - TVI

Governo pede investimento do BEI para ajudar a combater desemprego

Álvaro Santos Pereira (Lusa/Mário Cruz)

Pedido foi feito pelo ministro da Economia durante a sua participação no seminário «Europa: as próximas etapas»

O Ministro da Economia e do Emprego português pediu esta terça-feira o investimento em Portugal do Banco Europeu de Investimento (BEI) para ajudar a combater o desemprego jovem durante a sua participação no seminário «Europa: as próximas etapas», em Paris.

«Queremos o seu investimento», disse o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira dirigindo-se ao presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer.

Werner Hoyer respondeu que «não existem soluções únicas, nem rápidas» e que é necessário «ir às raízes do desemprego».

Álvaro Santos Pereira explicou, em declarações à Lusa, que «não é possível lutarmos de uma forma sustentada contra o desemprego jovem se não tivermos, não só políticas ativas de emprego, como a garantia jovem em vigor, mas principalmente temos que ter investimento».

O ministro da economia considera ainda que «a Europa só pode ultrapassar a situação atual se tiver mais investimento».

«Foi exatamente por isso, para tornar Portugal mais amigo do investimento, que nos primeiros dois anos de governação nos concentrámos com várias reformas estruturais, que já estão no terreno, e que irão dar os seus frutos a breve trecho», acrescentou.

O ministro da economia garante que Portugal apresenta «todas as condições, quer ao nível da competitividade, quer ao nível fiscal, para que as empresas invistam já».

Reconhece, no entanto, que «um dos problemas que as empresas portuguesas têm sentido é claramente a falta de financiamento». Daí as medidas avançadas pelo Governo no Memorando para o Crescimento e Emprego «numa estratégia de crescimento e fomento industrial», acrescentou o ministro.

O ministro da Economia português terá também presença marcada no encontro que se irá realizar a 03 de julho, em Berlim, com os ministros da economia e do emprego dos estados membros, presidido por Angela Merkel.

Álvaro Santos Pereira segue ainda hoje para Bruxelas, onde participa no jantar informal oferecido aos 27 Estados-Membros pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, na véspera do Conselho de Competitividade.

O jantar terá como objetivo discutir o road map e o contributo do Conselho de Competitividade para o Conselho Europeu de fevereiro de 2014, dedicado à Política Industrial Europeia.

Esta quarta-feira o ministro da Economia e do Emprego regressa a Paris para participar na reunião Ministerial da OCDE, na qual se procederá à apresentação das perspetivas económicas para 2014 e dos cenários de longo prazo para 2060.

Ainda na quarta-feira, Álvaro Santos Pereira encerra o Congresso de Língua e Cultura numa organização conjunta dos Governos de Portugal e do Brasil, da Universidade Sorbonne e da CPLP.
Continue a ler esta notícia