«Governo que se preze não tem gosto em subir impostos» - TVI

«Governo que se preze não tem gosto em subir impostos»

Álvaro Santos Pereira na discussão do OE na especialidade (LUSA)

Ministro Álvaro Santos Pereira refere que actual conjuntura justifica aumento do IVA no sector da restauração

Relacionados
O ano de 2012 vai começar com encargos reforçados em muitas áreas e a dos impostos é uma delas, especialmente do que toca ao IVA. A partir do dia 1 de Janeiro, as regras vão mudar.

«Um Governo que se preze não tem nenhum gosto especial em aumentar impostos. No entanto, as circunstâncias assim o ditam», respondeu o ministro da Economia à deputada socialista Hortense Martins, que o questionou sobre o aumento do IVA na restauração e os impactos que esta subida terá no sector do turismo.

Álvaro Santos Pereira justifica-se dizendo que a medida está englobada «no ataque ao grave défice orçamental e à diminuição da dívida pública».

Recorde-se que o Governo quer aumentar a taxa do IVA na restauração para o nível máximo de 23 por cento, uma medida que tem sido muito contestada.

O ministro continua a ser ouvido na ouvido comissão de Obras Públicas, uma das patentes que marca o início do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2012.

O ministro estreou esta semana o debate na especialidade do Orçamento de Estado para o próximo ano, com audições nas comissões de Orçamento e Finanças, Segurança Social e Trabalho e Economia e Obras Públicas.

O OE2012 foi aprovado na generalidade na sexta-feira e terá agora de passar pelas várias comissões especializadas parlamentares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados