Ministro: Governo preocupou-se com contrabalanço à austeridade - TVI

Ministro: Governo preocupou-se com contrabalanço à austeridade

Álvaro Santos Pereira

Álvaro Santos Pereira fala do financiamento das PME, seguros de crédito à exportaçao e adoção do IVA de caixa

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, diz que «o Governo preocupou-se em ter um contrabalanço à austeridade».

O governante, que falava numa conferência de imprensa destinada a apresentar medidas que potenciem o crescimento económico, deu como exemplos de medidas que contrariam a austeridade, as de financiamento e recapitalização das pequenas e médias empresas, os seguros de crédito à exportação e a adoção do IVA de caixa (pagamento do IVA ao Estado só depois de receber dos clientes).

Sobre as previsões do executivo inscritas no Orçamento do Estado para 2013 (OE2013), que vários economistas classificaram entretanto como pouco realistas, Álvaro Santos Pereira sublinhou que «existe sempre um grau de incerteza nas previsões macroeconómicas».

Álvaro Santos Pereira diz que as previsões macroeconómicas são geralmente revistas «para cima ou para baixo, dependendo da circunstância», preferindo centrar o foco nas «reformas estruturais já no terreno», adiadas, diz, «desde há décadas».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE