Covid-19: Governo convoca parceiros para reunião de Concertação Social - TVI

Covid-19: Governo convoca parceiros para reunião de Concertação Social

  • CE
  • 13 mar 2020, 18:30
Ana Mendes Godinho - Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Obejtivo é analisar a situação relativa ao surto do novo coronavírus no país. A convocatória foi enviada pelo Conselho Económico e Social a pedido do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

O Governo convocou esta sexta-feira os parceiros sociais para uma reunião de Concertação Social na segunda-feira, para analisar a situação relativa ao surto de Covid-19.

A convocatória foi enviada pelo Conselho Económico e Social a pedido do gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social tem como ponto único da ordem de trabalhos "ponto de situação Covid-19".

Na segunda-feira passada, o Governo e os parceiros sociais reuniram-se em sede de Concertação Social para discutir medidas relativas ao impacto do Covid-19, nomeadamente de apoio às empresas e aos trabalhadores afetados pelo novo vírus.

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e na quinta-feira à noite o Governo português declarou estado de alerta.

Esta madrugada, o Governo anunciou novas medidas para conter a propagação do Covid-19, nomeadamente o encerramento temporário das escolas, o que vai obrigar muitos trabalhadores a ficarem em casa com os filhos.

As pessoas nesta situação receberão 66% da sua remuneração, que será paga pelo seu empregador e pela segurança social.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.000 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 134 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Continue a ler esta notícia