Ajudas à banca explicam subida de mais de 20% da dívida pública - TVI

Ajudas à banca explicam subida de mais de 20% da dívida pública

Dinheiro

Contas feitas, são 21,5 mil milhões de euros desde 2009

Relacionados
Entre as injeções de capital em várias instituições financeiras, do BCP ao Banif, passando pela nacionalização do BPN, pelos vários aumentos de capital da CGD e terminando no BES, a assistência financeira do Estado à banca já acrescentou 21,5 mil milhões de euros à dívida pública, ou seja, 12,9% do PIB, segundo as contas do Jornal de Negócios. É um valor que explica o aumento de 21% da dívida pública registado entre final de 2009 e março de 2014.

No ano passado os apoios à banca somaram 17,5 mil milhões de euros. O valor colocava na altura Portugal no topo do ranking de países da União Europeia onde a assistência à banca mais pesa na dívida pública.

E este ano, essa dívida cresceu: a linha de apoio à banca criada ao abrigo do programa da troika contava, no final de 2013, com apenas 2,4 mil milhões. Com a chegada de novas tranches, subiu para 6,4 mil milhões de euros.

Contas feitas, só este ano a dívida pública já aumentou em mais 4 mil milhões de euros, o que dá um total de 21,5 mil milhões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados