DECO denuncia fraude na Black Friday - TVI

DECO denuncia fraude na Black Friday

Associação de Defesa do Consumidor analisou 1862 produtos de algumas lojas online e verificou fortes aumentos de preços nas vésperas do período de descontos

Várias lojas em Portugal aumentaram os preços nas vésperas da Black Friday, para depois apresentarem grandes descontos, acusou esta quinta-feira a DECO, após receber várias queixas dos consumidores.

A Associação de Defesa do Consumidor analisou 1862 produtos de sete lojas online antes e durante o período de promoções e verificou que um em cada 20 produtos com descontos anunciados na Black Friday violou a Lei das Práticas Comerciais Desleais e a Lei dos Saldos e Promoções.
 

"O televisor LG 55UF770V da Worten registou um aumento de 60% uns dias antes da Black Friday. O preço inicial era de 1099 euros, subiu para 1799 euros e na Black Friday foi vendido a 1439,20 euros", denuncia a DECO em comunicado.


A situação pode ter levado os consumidores a adquirir um produto por acreditar que está a poupar, quando, segundo a associação, não está.
 

"O televisor LG 32LF5610 na Radio Popular custava 319,99 euros a 16 de novembro, mas nos dias seguintes apresentava um preço de 399,99 euros. Na Black Friday, o mesmo televisor custava 359,99 euros. Portanto, o preço do televisor subiu cerca de 80 euros, para descer quase 40 euros na Black Friday. Analisando os preços, ganhava mais em comprar a 16 de novembro".


A Deco denunciou o caso à ASAE e à Direção-Geral do Consumidor, solicitando que sancionem as empresas em causa. As coimas podem chegar aos 45.000 euros por cada caso denunciado.
Continue a ler esta notícia