Preços na produção industrial aumentam 15,9% devido ao custo da energia - TVI

Preços na produção industrial aumentam 15,9% devido ao custo da energia

  • Agência Lusa
  • JGR
  • 17 nov 2021, 12:11
Indústria

Subida de 2,5 pontos percentuais relativamente ao registado em setembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Eletricidade e petróleo fazem disparar os preços

Os preços na produção industrial aumentaram 15,9% em outubro, acelerando 2,5 pontos percentuais relativamente ao registado em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, os preços dos agrupamentos de energia e de bens intermédios aumentaram 50,6% e 14,9%, respetivamente (39,4% e 14,2% em setembro), dando contributos de 8,9 e 5,5 pontos percentuais para a variação do índice total.

Estes aumentos estão fortemente influenciados pela evolução dos preços da produção de eletricidade, assim como do petróleo e seus derivados, incluindo os produtos químicos e fibras sintéticas”, referiu o INE.

Desta forma, excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram uma subida de 8,5% (7,7% em setembro). A secção das indústrias transformadoras registou uma variação homóloga de 11% (10,1% em setembro), da qual resultou um contributo de 9,9 pontos percentuais para a variação do índice total.

Já a secção da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio contribuiu com 5,8 pontos percentuais, devido ao aumento de 74,2% (51,3% em setembro).

Numa análise à variação mensal, o INE observou que o índice de preços na produção industrial evoluiu 2,4% em outubro (0,1% no mesmo período de 2020).

O agrupamento de energia apresentou o contributo de maior intensidade, com 1,7 pontos percentuais.

Excluindo aquele agrupamento, os preços na produção industrial subiram 0,9% em outubro (0,6% no mês anterior).

Já por secções, o principal contributo foi dado pela eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio (1,4 pontos percentuais), na sequência do aumento de 13,2% (-1,7% em outubro 2020).

Já a secção das indústrias transformadoras contribuiu com um ponto percentual, que resultou da taxa de variação mensal de 1,1% (0,2% no período homólogo).

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos