Espanha: cortes de 10 mil milhões na saúde e educação - TVI

Espanha: cortes de 10 mil milhões na saúde e educação

Genéricos

Sistema financeiro e comunidades autónomas inquietam investidores e Comissão Europeia

Relacionados
A Espanha está sob vigilância dos mercados e o futuro da economia parece já ter conhecido melhores dias.

Depois de um Orçamento do Estado que inclui cortes de 27 mil milhões de euros, Madrid apresentou esta quarta-feira um pacote de medidas no valor de 10 mil milhões nos setores da saúde e educação. Medidas que não acalmaram os mercados, que reagiram continuando a castigar a dívida, cuja yield a dez anos chegou de novo aos 6 por cento, segundo adianta a imprensa espanhola.

Sob forte pressão, o Governo de Mariano Rajoy tem apresentado cortes atrás de cortes. Com a apresentação das medidas adicionais, no valor de 10 mil milhões de euros, o Executivo madrileno elevou o valor da austeridade em 2012 para 37 mil milhões de euros.

Recorde-se que, a 30 de Março, Madrid apresentou o Orçamento para este ano, que previa já cortes orçamentais no valor de 27,3 mil milhões de euros.

O novo pacote insere-se já no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento até 2015 e incide, em particular, na Educação e Saúde, onde o Governo espera gerar poupanças significativas. As medidas concretas ainda não foram detalhadas, mas tanto o ministro da Economia, Luís de Guindos, como o das Finanças, Cristóbal Montoro, já deixaram antever algumas mudanças na saúde.

São exemplos, o corte no financiamento de medicamentos de valor inferior a três euros; a alienação total ou parcial de medicamentos ou procedimentos de valor clínico limitado; a restrição ao acesso dos serviços de emergência; as operações de mudança de sexo permanecerão apenas em casos patológicos; promoção de parcerias público-privadas; restrição do turismo médico; a medicação será paga com base nos rendimentos, mas preservando o sigilo fiscal, entre outras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE