Governo já sabe como fazer corte «histórico» - TVI

Governo já sabe como fazer corte «histórico»

Ministro das Finanças explica pormenores esta quinta-feira à tarde

Relacionados
[Notícia actualizada e corrigida]

É apresentado como o maior corte da despesa pública dos últimos 60 anos. O Governo esteve reunido num Conselho de Ministros extraordinário e aprovou a estratégia orçamental para os próximos quatro anos, tal como foi acordado com a troika, anunciou em comunicado.

Esta quarta-feira, o ministro das Finanças explica ao país como vai emagrecer o Estado. A conferência de imprensa está marcada para as 15h00.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, disponível no portal do Governo, «o esforço a realizar, do lado da despesa e do lado da receita, será na proporção de 2/3 e 1/3, respectivamente», sendo que «estas opções têm um carácter transversal e sectorial e enquadram as medidas que serão concretizadas no Orçamento do Estado a apresentar já para 2012».

O Documento de Estratégia Orçamental resulta dos compromissos assumidos pelo Estado no memorando de entendimento com a troika e fará parte do Programa de Estabilidade e Crescimento a partir de 2012.

O ministro da Solidariedade Social já levantou um pouco a ponta do véu: no seu ministério, 25% das chefias serão eliminadas, para poupar 6 milhões de euros por ano.

Medidas que o Primeiro-Ministro vai mostrar à Europa. Esta semana, Passos Coelho vai reunir-se com o chefe do governo espanhol, José Luis Zapatero, a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos