Itália: já há acordo para reformas económicas - TVI

Itália: já há acordo para reformas económicas

Conselho Europeu: Silvio Berlusconi

PM italiano chega a entendimento com parceiros de coligação

Relacionados
O primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, chegou na terça-feira à noite a um acordo com a Liga do Norte, parceira na coligação governamental, acerca das reformas económicas exigidas pela União Europeia.

Segundo os «media» italianos, Berlusconi e o líder da Liga do Norte, Umberto Bossi, chegaram a acordo quanto ao aumento da idade de aposentação, uma das reformas económicas exigidas pela UE.

A ministra da Educação italiana, Mariastella Gelmini, disse à imprensa que a idade de reforma vai ser aumentada dos 65 para os 67 anos até 2025.

O acordo evita uma crise governamental e alivia a tensão em torno da cimeira europeia de hoje sobre a crise do euro e das dívidas soberanas na zona euro.

Berlusconi e Bossi estiveram reunidos durante várias horas para acordar o conteúdo da carta que o primeiro-ministro italiano deverá levar hoje ao Conselho Europeu com as reformas económicas a aplicar para sanear as contas públicas do país, cujo endividamento corresponde a quase 120 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Continue a ler esta notícia

Relacionados