Juncker propõe comissário europeu para a Grécia - TVI

Juncker propõe comissário europeu para a Grécia

Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo

«Alguém tem de oferecer ajuda para pensar e traçar a política económica grega»

Relacionados
O primeiro-ministro do Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, propôs a criação de um novo comissário europeu com competências exclusivas para a Grécia.

«Sou a favor que um comissário europeu seja encarregado de construir as estruturas económicas da Grécia», declarou, numa entrevista à edição desta quarta-feira do jornal alemão «Die Welt».

O mesmo responsável defendeu a nomeação de um comissário perante o facto das estruturas económicas da Grécia «não serem comparáveis» com as restantes.

Juncker lamentou também que as autoridades gregas «não tenham querido até agora» adotar a sua infraestrutura económica aos padrões europeus o que obriga a que sejam «auxiliados nas reformas».

A proposta de Juncker deve ser entendida, frisou, como a reformulação da iniciativa alemã de janeiro para criar um «comissário da poupança» que valeu criticas a Berlim.

«Não se trata de um comissário de poupança, mas de construção, que acumule todas as competências da Comissão da União Europeia para a Grécia». «Alguém tem de oferecer ajuda para pensar e traçar a política económica grega», algo incompatível com a tarefa dos ministros das Finanças da Zona Euro que analisam a questão apenas uma vez por mês.

A Grécia aprovou ontem cortes nos salários e nas reformas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE