IMI vai passar a ser definido pelas câmaras - TVI

IMI vai passar a ser definido pelas câmaras

  • VC
  • 3 mar 2017, 09:55
Casa

Intenção do Governo consta do diploma que concretiza a transferência de competências do Governo para as autarquias. No entanto, pagamento do imposto continuará a ser feito às Finanças

O Governo quer passar a avaliação de imóveis para efeitos de IMI para as câmaras municipais. A intenção do executivo consta do diploma que concretiza a transferência de competências do Governo para as autarquias.

No entanto, o pagamento do imposto continuará a ser feito à Autoridade Tributária.

A proposta de lei chegou na última quarta-feira ao Parlamento e, segundo avançam o Jornal de Negócios e do Jornal de Notícias, para transferir as competências em matéria de avaliação e reavaliação de imóveis das finanças para os serviços municipais, o governo vai alterar o código do IMI. Propõe-se a fazê-lo no prazo de seis meses.

No sentido de transferir as competências em matéria de avaliação e reavaliação de imóveis dos serviços de Finanças para os órgão municipais, nomeadamente no que concerne à iniciativa para avaliação, designação de peritos avaliadores e decisão de reclamações".

As autarquias só não poderão avaliar imóveis afetos à defesa nacional, forças e serviços de segurança e imóveis detidos pela Segurança Social.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reagiu, em comunicado, dizendo que a descentralização de competências para as autarquias a este níveis ainda "carece de uma análise aprofundada".

A ideia é que esta transferência de competências para as câmaras decorra a partir do próximo ano e até ao final de 2021.

A discussão da proposta do Governo, em plenário, está agendada para o dia 16 de março. 

 

Continue a ler esta notícia