Preços dos bilhetes de avião em Portugal «são muito competitivos» - TVI

Preços dos bilhetes de avião em Portugal «são muito competitivos»

Pires de Lima (LUSA)

Palavras do ministro da Economia, Pires de Lima, que recusa por isso apelar às companhias para que reflitam a baixa dos preços do petróleo nas tarifas, como fez o Governo espanhol

Relacionados

O ministro da Economia considera que os preços dos bilhetes aéreos em Portugal «são muito competitivos», recusando por isso apelar às companhias para que reflitam a baixa dos preços do petróleo nas tarifas, como fez o Governo espanhol.

«Nós temos um regime de companhias aéreas a operar em Portugal perfeitamente liberalizado que inclui – além da transportadora aérea portuguesa, a TAP – múltiplas outras companhias. É um setor perfeitamente concorrencial e quanto mais concorrência tivermos mais os interesses dos consumidores são defendidos. Acho que não compete a um Estado moderno, num setor tão concorrencial, estar a interferir nos preços das companhias aéreas», declarou hoje Pires de Lima, em Madrid.

Na semana passada, a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, anunciou que o seu ministério - com a pasta dos transportes - convocou os responsáveis das companhias aéreas e das empresas de navegação para apelar a que repercutam nos preços dos bilhetes do transporte aéreo e marítimo a baixa do preço do barril de petróleo.

«É necessário e de justiça» que a redução do preço do crude, que está em mínimos de quase seis anos, «chegue à economia real», disse Ana Pastor. O seu secretário de Estado das infraestruturas, Julio Gómez-Pomar, ressalvou no entanto que essa decisão cabe exclusivamente às empresas.

Já o ministro espanhol com a pasta do Turismo, José Manuel Soria, declarou na semana passada que a redução do preço do petróleo «já deveria estar a ver-se no custo do transporte aéreo» e anteviu melhorias no turismo espanhol quando tal acontecer.

Questionado sobre se o Governo português estaria a pensar em apelar às companhias aéreas para que refletissem a baixa do custo do petróleo no preço dos bilhetes, Pires de Lima disse: «Não estou aqui, seguramente, para imitar aquilo que o governo espanhol faz em relação às companhias aéreas».

Para o ministro português, «compete ao Estado assegurar que o setor [da aviação] é aberto à concorrência, com muitas empresas a prestar os seus serviços».

«Não sei como é em Espanha, mas em Portugal há muitas empresas a prestar os seus serviços e temos uma situação de preços muito competitivos», disse o ministro português.

António Pires de Lima está em Madrid para a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), onde na quarta-feira inaugura o stand português. Hoje, o ministro esteve no Fórum Global de Turismo de Espanha e reuniu-se com o ministro José Manuel Soria.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados