Atividade económica cresce ao maior ritmo dos últimos 17 anos - TVI

Atividade económica cresce ao maior ritmo dos últimos 17 anos

  • ALM com Lusa
  • 20 out 2017, 13:48
Carlos Costa

Crescimento da atividade económica em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000

A atividade económica continuou a aumentar em setembro para níveis de 2000, enquanto o consumo privado registou uma diminuição face a agosto, de acordo com os indicadores coincidentes divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

Segundo os dados do BdP, a atividade económica manteve “a trajetória ascendente observada desde o quarto trimestre de 2016”, fixando-se nos 3,9% em setembro, depois dos 3,8% de agosto.

De acordo com as séries históricas disponibilizadas pelo BdP, o crescimento da atividade económica em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000.

Os números hoje divulgados pelo BdP vêm no seguimento de outros, divulgados pelas instituições nacionais e internacionais. Ainda em meados de setembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou a revisão em alta de as previsões de crescimento para este ano e para o próximo em Portugal.

A instituição reafirmou que prevê que Portugal cresça 2,5% este ano, contra os 1,3% anteriores. Já o défice deve ficar nos 1,5% este ano.

Quantos aos avisos do FMI, permanecem os receios em torno da banca e do malparado, embora reconheça os esforços feitos para inverter a situação. E a necessidade de medidas estruturais que conduzam ao investimento.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2018, o Governo espera agora que a economia cresça 2,6% este ano e 2,2% em 2018.

Continue a ler esta notícia