Já pode fazer transferências bancárias imediatas para zona euro - TVI

Já pode fazer transferências bancárias imediatas para zona euro

  • .
  • CE
  • 14 out 2020, 19:01
Faz 35 anos no dia 2 de setembro que foi lançada a rede de caixas Multibanco

Segundo o Banco de Portugal, a possibilidade esta quarta-feira anunciada deve-se à "ligação da solução nacional ao TIPS - TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu"

As transferências bancárias imediatas estão disponíveis para a zona euro a partir desta quarta-feira devido à ligação do sistema nacional ao europeu, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

A partir de hoje [...] será possível efetuar transferências imediatas pan-europeias com a mesma facilidade com que se efetuam as transferências imediatas nacionais", pode ler-se num comunicado divulgado hoje pelo banco central.

Segundo o BdP, a possibilidade hoje anunciada deve-se à "ligação da solução nacional ao TIPS - TARGET Instant Payment Settlement, o sistema disponibilizado pelo Eurosistema para a realização de transferências imediatas a nível pan-europeu".

Neste momento de arranque, é possível realizar transferências imediatas de e para 14 prestadores de serviços de pagamento nacionais, que se encontram ligados a cerca de 4000 bancos europeus, em Espanha, Alemanha, França, Itália, Áustria, Letónia e Países Baixos", de acordo com o Banco de Portugal.

A instituição ressalva ainda que "a adesão ao TIPS é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições ativas no mercado de serviços de pagamento de retalho nacional e europeu irão disponibilizar esta solução aos seus clientes".

Espera-se, no entanto, um gradual aumento de cobertura ao longo dos próximos meses, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado", de acordo com o BdP.

A instituição liderada por Mário Centeno lembra que "desde 18 de setembro de 2018 que é possível realizar transferências imediatas em Portugal", através do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), gerido e regulado pelo supervisor bancário.

Continue a ler esta notícia