Bankinter com lucros recorde muito graças a Portugal - TVI

Bankinter com lucros recorde muito graças a Portugal

Bankinter

Resultado líquido do banco espanhol cresceu 30% no ano passado. "Adquirimos um bom negócio", congratula-se a presidente da entidade, aludindo à compra do Barclays

O lucro do espanhol Bankinter cresceu 30% para 490 milhões de euros em 2016, muito graças à operação em território luso, depois de ter comprado o Barclays Portugal

É que a combinação de negócios da operação em Portugal contribuiu com 128 milhões de euros para o resultado.

O Bankinter Portugal registou um resultado líquido de 96,3 milhões de euros entre abril e dezembro de 2016, um lucro que tem por base o prémio de desconto de 143,3 milhões da compra do negócio ao Barclays.

O resultado líquido da atividade recorrente foi de 7,7 milhões de euros, a que se somam 143,3 milhões de euros do 'badwill' [prémio de desconto], sendo este último um resultado extraordinário e irrepetível.

Como os custos de integração do negócio do Barclays ascenderam a 13,1 milhões de euros e os impostos pagos foram de 41,6 milhões de euros, o resultado líquido deste período foi de 96,3 milhões de euros.

"Adquirimos um bom negócio", realçou a presidente do Bankinter, Maria Dolores Dancausa, citada pela Lusa, durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados do banco, em Madrid.

De resto, a responsável sublinhou que os resultados do Bankinter no ano passado foram positivamente impactados pela integração da operação em Portugal a partir do segundo trimestre de 2016, que permitiu um resultado extraordinário de 128 milhões de euros resultantes da combinação de negócios.

"É o momento certo para investir em Portugal"

A presidente do Bankinter, Maria Dolores Dancausa, justificou esta quinta-feira a aposta no mercado português, consumada em 2016 com a aquisição da operação do Barclays Portugal, com a instabilidade que atravessa o setor, que abre oportunidades para novos operadores.

É o momento certo para investir em Portugal. O Bankinter cresceu durante os três ou quatro anos de crise em Espanha e estava pronto para aproveitar a reestruturação em curso na banca portuguesa", afirmou a responsável no âmbito da apresentação das contas anuais do banco, em Madrid.

"Há uma oportunidade enorme", reforçou, assinalando que esta é a primeira 'aventura' do Bankinter fora de Espanha.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE