Líder da Fed ganha mais de direitos de autor do que de salário - TVI

Líder da Fed ganha mais de direitos de autor do que de salário

Ben Bernanke

Ben Bernanke recebeu até 792 mil euros de direitos de autor em 2011

Os direitos de autor recebidos pelo presidente do banco central dos Estados Unidos, a Reserva Federal, Ben Bernanke, pela venda dos manuais de Economia de sua autoria, ombreiam com o seu salário e talvez o superem, noticia a AFP.

Na sua declaração de património e rendimentos, que os responsáveis do governo e da função pública norte-americana têm de preencher todos os anos, Bernanke indica que recebeu entre 150.000 e um milhão de dólares (792.000 euros) de direitos de autor em 2011.

Os direitos foram pagos pelo grupo editorial britânico Pearson e pelo norte-americano McGraw-Hill. O primeiro pagou entre 50.000 e 100.000 dólares pelo manual «Macroeconomics», escrito com Andrew Abel e Dean Croushore. A McGraw-Hill desembolsou entre 100.000 e um milhão de dólares pelos direitos de «Principles of Economics», «Principles of Macroeconomics» e «Principles of Microeconomics», escritos com Robert Frank.

Os direitos de autor completam o salário de Bernanke, que o Congresso estipulou em 199.700 dólares para 2012, e os juros que recebeu em 2011 a título das suas aplicações financeiras e se situaram num máximo de 109.000 dólares.

Bernanke declarou ter feito em 2011 uma operação de refinanciamento, para reembolsar na totalidade um crédito imobiliário, com um prazo de 30 anos, que contraiu para pagar a sua residência principal, em Washington, e beneficiar de condições creditícias mais favoráveis junto de outro banco.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos