Advogado de Salgado: "Estão a ser cometidas ilegalidades" - TVI

Advogado de Salgado: "Estão a ser cometidas ilegalidades"

  • Redação
  • JF - Notícia atualizada às 20:30
  • 17 jun 2015, 19:44

Francisco Proença de Carvalho confirma que diligências em casa da família Espírito Santo já terminaram

Relacionados
O advogado de Ricardo Salgado, Francisco Proença de Carvalho, falou esta quarta-feira ao final da tarde com os jornalistas que esperaram pelo fim das diligências em casa da família Espírito Santo.

A Polícia Judiciária realizou buscas à família Espírito Santo e altos quadros do BES e o próprio Ricardo Salgado acompanhou parte destas buscas. Ao fim de 10 horas, o advogado admitiu que irá "denunciar todos os abusos que estão a ser cometidos", sem, no entanto, querer aprofundar a que abusos se refere.

Veja o filme do dia frente à casa da família Espírito Santo.

"A defesa irá bater-se pelo apuramento da verdade, nomeadamente à verdade que levou ao triste fim do Banco Espírito Santo", disse ainda. "Nós vamos analisar cada procedimento que for feito com base nas regras e no direito e reagiremos dentro dos mecanismos que o Estado do direito nos dá", afirmou. 

Perante a insistência dos jornalistas, disse que a defesa "reagirá sempre que entender que estão a ser cometidas algumas ilegalidades". 


"Com serenidade e objetividade, cooperante e leal... é assim que vamos continuar", acrescentou. "Este é o momento dos acusadores; é o momento do senhor juiz de Instrução Criminal, do Ministério Público, e das diligências que entendem fazer. O momento da defesa também chegará. E a defesa não deixará de exercer todos os direitos, dentro do Estado do direito, e denunciar todos os abusos neste processo".


O advogado Francisco Proença de Carvalho fez ainda referências ao segredo de justiça, e à forma como ele tem sido quebrado, fazendo menção ao facto de os jornalistas estarem no local desde o início da diligência. "Não vou fazer mais comentários porque tenho respeito pelo segredo de justiça. A Procuradoria-Geral da República fará os comunicados que entender".

Segundo o que a TVI apurou, a operação inclui casas, bens patrimoniais e escritórios ligados à família de Ricardo Salgado, o ex-líder do Banco Espírito Santo, como as casas que possui em Lisboa e arredores, bem como a Comporta. Também o seu primo José Manuel Espírito Santo é outro dos visados.  

As buscas incidem, ainda, sobre outros altos quadros do antigo BES, como Morais Pires. Quatro carros e oito agentes com pastas na mão saíram da casa de Alenquer, pelas 12:50, testemunhou o repórter da TVI no local.  

Veja também:  Família Espírito Santo alvo de mais buscas

Continue a ler esta notícia

Relacionados