Reforma superior a 900 mil euros para Ricardo Salgado - TVI

Reforma superior a 900 mil euros para Ricardo Salgado

Ricardo Salgado

Última remuneração fixa mais média dos prémios recebidos nos 23 anos de mandato ditam valor da pensão

Ricardo Salgado vai ter uma reforma anual superior a 900 mil euros por ano, acrescida de um seguro de Saúde Vitalício.

No último relatório do governo das sociedades do Banco Espírito Santo (BES), as regras inscritas ditam que a pensão a atribuir corresponde à «soma do valor da remuneração fixa anual auferida no último ano de exercício de funções, com a média das remunerações variáveis auferidas durante todo o tempo em que o referido administrador desempenhou funções de administração executiva no BES», avança o Correio da Manhã.

Salgado recebeu um salário fixo de 550 mil euros, no último ano, a que se soma a média das remunerações variáveis acumuladas ao longo dos 23 anos à frente do banco.

Em 2012 e 2013 não recebeu nenhum prémio mas em 2010 e 2011 acumulou quase um milhão de euros.

Já entre 2005 e 2009 a política de remunerações «variáveis» no BES foi bastante generosa uma vez que o relatório do governo das sociedades de 2005 aponta para um montante discriminado de 4,6 milhões de euros aos elementos da Comissão Executiva do banco.

A falência do banco americano Leman Brothers em 2008 desencadeia a crise das dívidas soberana e os prémios pagos subiram, atingindo um máximo de 8,8 milhões, referentes ao exercício de 2007.

O cálculo das pensões foi aprovado na última Assembleia Geral do banco ocorrida em março de 2013, em que se aprovou também a regra de que a componente fixa da reforma não pode ser superior ao maior salário auferido por um administrador executivo em funções.
Continue a ler esta notícia