Bolsas recuperam mas juros continuam a subir - TVI

Bolsas recuperam mas juros continuam a subir

Bolsas europeias aliviaram dos mínimos dos últimos dois anos, atingidos ontem, mas juros da dívida soberana continuam sob pressão dos investidores. Juros da dívida pública portuguesa fecharam no nível mais alto desde a resolução do BES

Os juros da dívida pública dos países do euro continuam sob pressão, perante a incerteza global e Portugal não escapa à tendência geral. Os juros da dívida pública portuguesa voltaram a subir face ao fecho de terça-feira e fecharam esta quarta-feira a 3,537% , o mesmo nível de agosto de 2014, depois da resolução do BES.

As dúvidas dos investidores sobre o Orçamento do estado de 2016 e a posição que irá ser assumida pelas agências de rating também estão a fazer aumentar a pressão sobre a dívida nacional, o que já levou o ministro das Finanças, Mário Centeno, em entrevista à Reuters,  a assumir preocupação com as yields da dívida soberana e a asegurar que vai manter o esforço de ajustamento orçamental.

Bolsa de Lisboa sobe 0,26% 

A Bolsa de Lisboa acompanhou a tendência europeia de alívio dos mínimos dos últimos dois anos, mas acabou por fechar com uma subida de apenas 0,26%, quando Milão disparou 5%, Madrid 3,3% e Frankfurt ganhou 1,97%.

Em Lisboa, o destaque do dia foi para a Portucel, com ganhos de 3,945%, e as empresas de retalho. Sonae e Jerónimo Martins valorizaram, respectivamente, 1,189% e 1,011%.

Os títulos da banca seguiram a tendência de recuperação europeia, mas de forma mitigada. O BPI ganhou 1,122% e o Millennium BCP 0,576%, num dia em que o Deutsche Bank recuperou na bolsa de Frankfurt 10,2%.

Na terça-feira, o banco alemão tinha recuado para níveis históricos, com dúvidas sobre a liquidez e a solidez de capital, dúvidas que foram hoje afastadas pelo próprio ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble. Para inverter a queda das cotações, o Deutsche Bank fez saber que considera recomprar milhares de milhões de euros de obrigações próprias. 

Continue a ler esta notícia