Fundo Soberano da Noruega aposta em ações nacionais - TVI

Fundo Soberano da Noruega aposta em ações nacionais

Mercados

O maior fundo soberano da Europa reforçou posição e reduziu exposição à dívida pública

Relacionados
O segundo maior fundo soberano do mundo reforçou a aposta em ações portuguesas e pretende continuar a investir na bolsa nacional este ano. O fundo aproveitou a queda da bolsa nacional para reforçar a posição no capital da maioria das cotadas portuguesas, apesar do montante aplicado em Portugal ser inferior ao registado no final de 2010, quando o fundo soberano da Noruega tinha 2,1 mil milhões de euros aplicados.

O responsável pela gestão do fundo, Yngve Slyngstad disse que as ações nacionais são «atractivas» e que a intenção é continuar a reforçar o investimento, como citou ao «Diário Económico». No entanto, o gigante dos mercados cortou em pleno os títulos de dívida do Estado, de empresas públicas e bancos portugueses.

No final de 2011, o Fundo de Pensões do Governo da Noruega tinha 1,7 mil milhões de euros investidos em Portugal: 835,8 milhões em acções e 866,1 milhões em títulos de dívida.

O investimento do Norges Bank na bolsa nacional é equivalente a 1,71 por cento da capitalização bolsista das empresas cotadas que compõem o PSI 20. No final de 2010, o peso do fundo na bolsa nacional era de 1,53%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE