Os portugueses residentes junto à fronteira entre Algarve e Espanha estão a comprar botijas de gás no país vizinho a quase metade do preço, testemunhou a agência Lusa.

Com uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas a custar, em média, 26 euros em Portugal, o mesmo produto pode ser adquirido por aproximadamente 14 euros em Ayamonte, localidade espanhola separada de Castro Marim e Vila Real de Santo António pelo rio Guadiana.

A média de preços é de 26 euros em Portugal, mas o valor das botijas pode variar consoante as marcas e as localidades, podendo alcançar os 29 euros, o que leva muitos portugueses a dirigirem-se aos postos de combustíveis mais próximos da fronteira para comprar este bem de marca nacional.

Um desses portugueses é Carlos Ramalho, residente em Vila Real de Santo António, que disse à Lusa aproveitar as deslocações a Ayamonte para “com o dinheiro de uma [botija] lá [em Portugal]”, “comprar aqui [em Espanha] duas”.

Para este consumidor, a viagem compensa, uma vez que de Vila Real de Santo António a Ayamonte gasta “10 minutinhos para cá e 10 para lá” e a poupança no gasóleo e gás “compensa” a viagem de cerca de 15 quilómetros via ponte internacional sobre o Guadiana.