Conhece tudo o que pode fazer com seu cartão de débito/crédito? - TVI

Conhece tudo o que pode fazer com seu cartão de débito/crédito?

Cartões de crédito/ débito

Agora há os cartões contacteless e a maioria dos portugueses nem sabe que existem e para o que servem. Se calhar já tem um e ainda não se deu conta. Mas podemos, desde já, assegurar-lhe que podem ser uma ajuda, fundamental, se se esqueceu do PIN

No meio da loucura do dia-a-dia, a atenção dada a tudo o que se refere às nossas contas pessoais é apenas mais uma tarefa que não poder ser descorada.

E se tem que reservar ainda um tempinho para olhar com atenção para o seu extrato bancário, se calhar nunca olhou bem para o seu cartão, de débito ou crédito, que lhe chegou pelo correio lá a casa – quando o anterior caducou ou quando, por qualquer motivo, pediu um novo.

Pois é! Agora há os cartões contacteless e a maioria dos portugueses nem sabe que existem e para o que servem. Se calhar já tem um e ainda não se deu conta. Mas podemos, desde já, assegurar-lhe que podem ser uma ajuda, fundamental, se se esqueceu do PIN. Basta aproximar o cartão contacteless uns centímetros de um terminal de pagamento adaptado à tecnologia. E já está feito o pagamento. Sem PIN.

Mas para começar sabe como identificar um cartão contacteless?

Através deste símbolo - )))) – gravado no lado inferior direito de qualquer cartão. Se o seu não tem, então é porque não é contacteless.

A TVI foi falar com a jurista do gabinete de estudo da DECO, Carla Varela, para tentar perceber os cuidados que o utilizador deve ter com este cartão e, afinal quais as vantagens, além da mais evidente: sem necessidade de PIN.

Como funciona este novo sistema?

Cada transação sem PIN tem o limite de 20 euros e o valor máximo da transações é de 60 euros seguidos, independentemente do período decorrido entre as mesmas. Ultrapassado este limite, o consumidor só pode voltar a efetuar pagamentos contactless depois de realizar uma operação num terminal de pagamento, ou numa caixa automática, com o código PIN. O que não invalida que, por segurança, o sistema não possa solicitar o PIN mesmo que não tenha ultrapassado o limite dos 60 euros.

Mas não se assuste, o seu cartão contactless conseguirá sempre fazer pagamentos superiores a 60 euros, como sempre fez, introduzindo o PIN. Basta usá-lo como um cartão normal, no terminal de pagamento e digitando o código.

O que dizem os bancos?

As instituições bancárias defendem que a tecnologia contactless é mais cómoda e evita a entrega do cartão ao comerciante.

O Banco de Portugal quer que os bancos informem os clientes sobre as condições de utilização dos cartões de crédito e débito contactless, nomeadamente acerca dos referidos limites dos pagamentos sem utilização do PIN. Os clientes devem ser informados, quer já tenham um cartão com estas características quer recebam um novo por substituição do antigo. Estes alertas devem ser enviados em papel ou noutro suporte duradouro. E pode sempre recusar se o receber sem ter solicitado ou sido informado.

Acresce que as instituições devem garantir a segurança dos cartões e dos terminais. Qualquer situação que considere anómala deve ser comunicada de imediato ao emissor do cartão, pois, a partir desse momento, o consumidor deixa de ter responsabilidades sobre eventuais utilizações abusivas.

E quanto custa o cartão contactless?

Não é suposto haver qualquer aumento de anuidade já que a tecnologia está a associada ou ao cartão de débito ou crédito que já possui.

Continue a ler esta notícia