Preço do metro quadrado voltou a subir e em Lisboa mais ainda - TVI

Preço do metro quadrado voltou a subir e em Lisboa mais ainda

  • VC
  • 27 mar 2017, 12:20
Lisboa

Valor médio da avaliação bancária em Portugal fixou-se em 1.109 euros por metro quadrado em fevereiro. Na capital, está bem acima disso

O preço do metro quadrado na habitação está cada vez mais alto em Portugal, tendo alcançado, em fevereiro, valores de julho de 2011. Portugal tinha pedido ajuda externa há três meses e, a partir dessa altura, o valor das casas caiu bastante. Nos últimos tempos, tem-se assistido à inversão de tendência e Lisboa é campeã nos aumentos.

Se olharmos para o país, no seu todo, o aumento foi de três euros face a janeiro para 1.109 euros/m2

A área metropolitana de Lisboa teve aqui a maior contribuição. Cada metro quadrado, na capital, aumentou 0,5% ou para 1.348 euros por metro quadrado. É um aumento de sete euros face a janeiro. Comparando com fevereiro do ano passado, o valor médio de avaliação cresceu 5,7%.

Apenas no Alentejo e regiões autónomas da Madeira e dos Açores se registaram decréscimos em relação a janeiro.

Se fizermos a divisão entre apartamentos e moradias, temos outros dados a assinalar: 

  • Apartamentos: o valor métro do metro quadrado subiu, em Portugal, 0,3% para 1153 euros/m2

Aqui é no Algarve que o preço mais subiu em percentagem (1,4%), para 1343 euros/m2 , seguido da area metropolitana de Lisboa, com um aumento de 0,8% para 1.346 euros/m2.

  • Moradias: o valor médio do metro quadrado ficou idêntico ao de janeiro, em 1034 euros/m2. Já em termos homólogos aumentou 5,9%

Todas as regiões, com a exceção da Região Autónoma da Madeira e a área metropolitana de Lisboa, apresentaram variações iguais ou superiores ao mês anterior. Também neste caso, o Algarve registou a maior subida (de 10,8% em janeiro, para 12,1% em fevereiro).

Veja também:

 

Continue a ler esta notícia