PME: CPP alerta Passos para «grave falta de financiamento» - TVI

PME: CPP alerta Passos para «grave falta de financiamento»

Presidente da CCP, João Vieira Lopes

João Vieira Lopes esteve reunido com o primeiro-ministro para preparar Conselho Europeu

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) alertou esta terça-feira Pedro Passos Coelho para a «grave falta de financiamento» das pequenas e médias empresas, numa audiência de preparação do próximo Conselho Europeu.

João Vieira Lopes afirmou aos jornalistas no final do encontro com o primeiro-ministro que manifestou preocupação sobre a falta de financiamento à economia, até porque a recente linha de crédito de 1,5 mil milhões de euros dirigidas às PME «tem uma taxa de juro alta e prazos de amortização reduzidos».

O presidente da CCP adiantou ainda que, no encontro, tocaram três áreas estratégicas: a falta de financiamento, a possibilidade de criação de emprego por parte do setor dos serviços e os setores ligados à exportação.

«O setor dos serviços é aquela área onde, neste momento, é possível criar emprego».

Uma outra preocupação manifestada por João Vieira Lopes teve a ver com a Lei do Arrendamento, que está em discussão no Parlamento. Segundo o presidente da CCP, «a lei é necessária mas não tem em conta o arrendamento comercial e portanto cria situações que podem levar ao encerramento de muitos pontos de venda, quer do comércio, dos serviços e da restauração, o que agravará naturalmente a taxa de desemprego».

Antes de ter recebido João Vieira Lopes, o primeiro-ministro teve um encontro com o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que pediu a Pedro Passos Coelho «medidas urgentes para a seca».

João Machado disse ter conversado com o primeiro-ministro sobre a intenção de implementar o mais rapidamente possível o que foi assinado no acordo de concertação social, principalmente «a taxa de recursos hídricos, a taxa sobre eletricidade verde e outras medidas de financiamento, como novos concursos do PRODER».

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho vai ainda receber na sua residência oficial a Confederação do Turismo Português (CTP) no âmbito da preparação do Conselho Europeu a realizar quinta e sexta-feira.
Continue a ler esta notícia