Finanças: riscos apontados pela ARC Ratings estão a ser ultrapassados - TVI

Finanças: riscos apontados pela ARC Ratings estão a ser ultrapassados

Mário Centeno

Agência de notação financeira manteve a nota atribuída a Portugal em 'BBB-' o primeiro grau acima de 'lixo'

O Ministério das Finanças afirmou hoje que os riscos apontados pela agência ARC Ratings "têm vindo a ser ultrapassados com sucesso" e assegurou que o próximo Orçamento do Estado será responsável e favorecerá o crescimento económico.

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve hoje a nota atribuída a Portugal em 'BBB-', o primeiro grau acima de 'lixo', mas piorou a perspetiva para 'negativa', abrindo a porta a uma revisão em baixa na próxima avaliação, mostrando-se preocupada com o fraco crescimento económico e com a situação da banca.

"Os riscos económicos e políticos referidos pela agência têm vindo a ser ultrapassados com sucesso, nomeadamente com a boa execução orçamental verificada desde o início do ano e com as medidas de apoio ao investimento. Portugal está no bom caminho para o cumprimento do objetivo definido pela Comissão Europeia que retira o país do Procedimento por Défices Excessivos", afirma o Ministério das Finanças numa reação enviada à agência Lusa.

Para o ministério tutelado por Mário Centeno a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) revela também "a firme decisão do Governo de avançar com um plano definitivo de estabilização do setor financeiro que terá um papel fundamental no investimento e no crescimento económico".

Já quanto ao crescimento económico, o ministério reconhece que o primeiro semestre foi "muito afetado por condicionantes externas, particularmente o abrandamento da economia dos mercados emergentes (afetando particularmente as exportações para Angola)", mas considera que "no segundo semestre foram já visíveis sinais de aceleração", com destaque para as exportações e o investimento.

"Relativamente ao investimento, a tendência de longo prazo de desaceleração, é comum à generalidade dos países desenvolvidos, não sendo específica de Portugal. Os indicadores de atividade e de confiança melhoraram face ao final do ano passado o que reforça as perspetivas otimistas para o segundo semestre de 2016", afirmam as Finanças.

Por fim, o ministério de Mário Centeno afirma que "Portugal está neste momento a preparar o Orçamento do Estado para 2017", assegurando que será "um Orçamento responsável, que favorece o crescimento económico e a criação de emprego e que, simultaneamente, reitera o rigor na execução orçamental".

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos