Barroso aplaude Pacto orçamental - TVI

Barroso aplaude Pacto orçamental

Barroso defende que não se podem esquecer as medidas para o crescimento e lembrou a importância do acordo político alcançado esta manhã

Relacionados
Durão Barroso alertou que é preciso continuar o caminho da consolidação orçamental. Ao mesmo tempo, defende que não se podem esquecer as medidas para o crescimento e lembrou a importância do acordo político alcançado esta manhã.

«Aos olhos do mundo o que está em causa é a credibilidade da Zona Euro e da Europa em geral», disse o presidente da Comissão Europeia.

Na mesma linha de importância, o presidente do Eurogrupo, Herman Van Rompuy, já disse que a assinatura do pacto vai trazer mais responsabilidade aos Estados-membros.

Durão Barroso advertiu ainda, na quinta-feira, para a necessidade de a Europa crescer economicamente de uma forma «sustentável» e não artificial, como, diz, já sucedeu no passado.

«O crescimento tem de ser sustentável. Não pode ser qualquer tipo de crescimento. Já vimos no passado o que deu um crescimento que não era sustentável, era artificial, apoiado ou em comportamentos irresponsáveis do setor financeiro ou no endividamento excessivo de alguns governos», declarou.

Para Durão Barroso, a cimeira que a capital belga recebe esta semana não é «dramática» e foge do regime de crise que pontuou alguns recentes encontros dos líderes europeus, sinal de um atenuar da tensão em torno da moeda única.

«A verdade é que há hoje, do ponto de vista da Zona Euro, uma situação com menos tensão, isto porque houve progressos em termos de governação», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE