FMI: EUA ainda não decidiram que candidatura apoiam - TVI

FMI: EUA ainda não decidiram que candidatura apoiam

Hillary Clinton (EPA/SHAWN THEW)

«Oficiosamente, somos favoráveis a que mulheres bastante qualificadas e experientes possam dirigir instituições importantes como o FMI», afirmou Clinton

Relacionados
A secretária de Estado norte-americana declarou esta quinta-feira que «oficialmente» os Estados Unidos ainda não decidiram que candidatura vão apoiar para a liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), apesar de «oficiosamente» gostarem de ver mulheres em cargos importantes.

«Até agora, os Estados Unidos não tomaram posição a favor de uma candidatura», respondeu Hillary Clinton, questionada sobre um eventual apoio do seu país à candidatura da ministra da Economia, Finanças e Indústria francesa, Christine Lagarde.

«Oficialmente, os Estados Unidos vão avaliar (as diferentes candidaturas) antes de anunciar que candidato preferem», declarou Clinton, em Paris, na conferência de imprensa de encerramento do fórum que assinalou os 50 anos da OCDE.

«Oficiosamente, somos favoráveis a que mulheres bastante qualificadas e experientes possam dirigir instituições importantes como o FMI», afirmou Clinton, citada pela Lusa.

O secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, declarou na quarta-feira que entre os candidatos declarados à liderança do FMI, o mexicano Agustin Carstens e a francesa Christine Lagarde, são os dois «bastante credíveis».

Desde a sua criação, o FMI tem sido sempre dirigido por um europeu enquanto o Banco Mundial é dirigido por um norte-americano.

Mas, na sequência da recente demissão do francês Dominique Strauss-Khan, os países emergentes têm reivindicado o cargo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados