Novo Banco começou a negociar venda da seguradora GNB - TVI

Novo Banco começou a negociar venda da seguradora GNB

  • 3 ago 2017, 19:52
Novo Banco

Instiutição bancária espera concluir negócio até final do ano. No ano passado, a GNB Vida - BES Vida na anterior designação - registou prejuízos de 84,6 milhões de euros

O Novo Banco espera conseguir, até final do ano, um acordo para a venda da seguradora GNB, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em que confirmou oficialmente o arranque do processo de alienação.

O Novo Banco informa que iniciou o processo organizado de venda de uma participação de até 100% do capital social da GNB Companhia de Seguros de Vida”, lê-se na informação comunicada ao mercado.

Esta informação oficial surge já depois de, esta terça-feira, a imprensa ter noticiado o início desse processo de alienação e de contactos com interessados, tal como confirmado depois pela Lusa junto de fonte oficial da instituição financeira.

Ainda na informação divulgada esta quinta-feira à CMVM, o Novo Banco dá conta de que “tem a expectativa de concretização de um acordo para venda da GNB Vida durante o último trimestre de 2017”.

A instituição diz que, no âmbito do acordo de venda, será avaliada a possibilidade de os produtos de seguro da GNB Vida serem distribuídos em exclusividade na rede do Novo Banco.

Seguradora é ex-BES Vida

A GNB Vida pertence ao Novo Banco (instituição que resultou da resolução do Banco Espírito Santo - BES) e era já conhecido o interesse de se desfazer da seguradora (Ex-BES Vida) no âmbito da sua estratégia de se ficar no negócio bancário e doméstico.

Aliás, já em 2015, no plano de recapitalização apresentado ao Banco de Portugal, o Novo Banco dava a indicação de que queria alienar a antiga empresa de seguros do ramo vida do Banco Espírito Santo (BES), o que ainda não tinha acontecido.

Nas contas de 2016, o Novo Banco tinha já constituído uma provisão de 135 milhões de euros para eventual desvalorização do ativo na sequência da sua alienação.

No ano passado, a GNB Vida registou prejuízos de 84,6 milhões de euros.

Continue a ler esta notícia