BES: Ricardo Salgado e Ricciardi vão ser ouvidos dia 9 - TVI

BES: Ricardo Salgado e Ricciardi vão ser ouvidos dia 9

Ricardo Salgado, BES (Lusa/EPA)

As audições na comissão parlamentar de inquérito estiveram inicialmente agendadas para 3 e 4 de dezembro

Relacionados
Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi vão ser ouvidos no dia 9 de dezembro na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES, segundo o calendário das audições divulgado pelo Parlamento.

Ricardo Salgado será ouvido às 09:00 e Ricciardi, presidente do BESI, às 15:00. 

As audições das duas figuras fortes do universo BES tinham sido adiadas. Os deputados queriam ouvir o ex-presidente executivo do banco, Ricardo Salgado, a 3 de dezembro, e o ex-administrador do BES e presidente do BESI José Maria Ricciardi, no dia seguinte, mas para esses dias foi agendada a audição de duas técnicas do Banco de Portugal (BdP). 

No dia seguinte, 10 de dezembro, quarta-feira, será a vez de Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa e acionista do antigo BES, que prestará o seu depoimento aos deputados pelas 16:00, na única audição prevista para esse dia.

Na quinta-feira da próxima semana será a vez de Amilcar Pires, antigo administrador financeiro do BES e que chegou a estar indicado por Salgado para presidir ao banco.

Já a 16 de dezembro deslocar-se-ão Manuel Fernando Espírito Santo e José Manuel Espírito Santo Silva ao parlamento e no dia 17 será Pedro Mosqueira do Amaral a falar na comissão de inquérito.

Álvaro Sobrinho, no dia 18, e Joaquim Góis e Rui Silveira, no dia 22, são os últimos nomes cuja audição está já agendada.

A comissão de inquérito tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado. 

A 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'bad bank' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Na semana passada, Ricardo Salgado e ex-administradores do BES foram alvo de buscas, realizadas por agentes da Polícia Judiciária e inspetores da Autoridade Tributária. Houve buscas na casa de Salgado e na sede do Novo Banco, em Lisboa. 
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE