Bruxelas abre investigação às práticas comerciais da Amazon - TVI

Bruxelas abre investigação às práticas comerciais da Amazon

  • BC
  • 17 jul 2019, 11:30
Amazon

Comissária Europeia da Concorrência anunciou investigação aprofundada, nomeadamente ao uso que a Amazon faz dos dados dos comerciantes que vendem através da plataforma

A Comissão Europeia vai abrir uma investigação à Amazon, gigante mundial do comércio online, para avaliar se a empresa está a infringir as regras anti-concorrência. 

A investigação vai focar-se nos acordos da Amazon com os vendedores e a utilização que a plataforma de venda eletrónica faz dos dados dos comerciantes ao selecionar aqueles com direito a "buy box", ou caixa de compras, que permite aos consumidores adicionar diretamente os produtos destes vendedores ao carrinho de compras.

A investigação às práticas comerciais da Amazon foi anunciada esta quarta-feira pela comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager.

A Amazon vende, através da sua plataforma, produtos próprios, mas tem espaço para comerciantes independentes venderem diretamente aos consumidores. Bruxelas quer determinar se a companhia usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência.

A Comissão Europeia suspeita, assim, que ao ter acesso a esta informação, a Amazon tenha sido beneficiada em comparação com outras plataformas de comércio eletrónico.

A gigante norte-americana já anunciou que irá cooperar com a investigação com a Comissão Europeia.

 

Continue a ler esta notícia