Espanha estuda plano de ajuda à compra de carros - TVI

Espanha estuda plano de ajuda à compra de carros

Mariano Rajoy (foto Reuters)

Governo de Rajoy quer investigar preços dos combustíveis

Relacionados
O Governo espanhol está a estudar um novo programa, em 2013, para estimular a compra de automóveis e solicitou uma investigação para determinar o que está a causar o aumento dos preços dos combustíveis em Espanha.

Em entrevista à TeleMadrid, José Manuel Soria, ministro da Industria, começou por confessar que inicialmente não acreditava na possibilidade de um novo Plano Renova, para ajudas públicas ao consumidor para a compra de carros novos. Porém, admite, agora tudo fará para que o plano avance em 2013 já que «do setor do automóvel vivem mais de 270 mil pessoas».

«É o segundo [setor] da economia e o mais exportador», justificou.

«Mais de 85 por cento da produção espanhola é exportada, mas é um setor muito sensível à atividade económica», disse.

«Que se comprem mais carros depende de haver, ou não, mais rendimentos disponíveis e mais consumo», afirmou.

Inicialmente, acrescentou o ministro, ele próprio considerava «difícil pensar que para incentivar o consumo fosse necessário dar um apoio inicial», mas o Plano Renova anterior demonstrou ser «muito eficaz».

Caso o Governo consiga destinar 200 milhões de euros para outro plano poderia multiplicar-se por dois ou três o volume de vendas.

Já no que toca ao setor dos combustíveis, Soria anunciou que solicitará à Comissão de Concorrência e Energia que estudem porque é que, apesar da menor pressão fiscal em Espanha, o preço antes de impostos é maior do que a média europeia.

Quer também saber, explicou, porque é que se o petróleo sobe o aumento dos combustíveis é vertiginoso, mas se o preço cai a descida da gasolina é muito lenta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados