Confederação dos Agricultores alerta que chumbo da TSU põe em causa acordo - TVI

Confederação dos Agricultores alerta que chumbo da TSU põe em causa acordo

Agricultura (Lusa/EPA)

Líder da CAP sublinhou que a descida da Taxa Social Única em 1,25 pontos percentuais "é fundamental" para as pequenas e médias empresas. Mas o decreto-lei promulgado pelo Presidente da República vai ao escrutínio do Parlamento

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) manifestou-se hoje esperançado de que a descida da Taxa Social Única (TSU) seja aprovada na Assembleia da República, sublinhando que o chumbo porá em causa o acordo de concertação social.

"É medida central [do acordo de concertação social]. Se ela desaparecer, é óbvio que o acordo fica em causa", referiu João Machado, à Lusa.

O líder da CAP sublinhou que a descida da TSU em 1,25 pontos percentuais "é fundamental" para as pequenas e médias empresas.

A voz do presidente da CAP juntam-se a outras, de patrões, que já manifestaram a sua preocupação em relação ao chumbo no Parlamento daquilo que ficou acordado em sede de Concertação Social.

Dia 3 de fevereiro, o decreto-lei aprovado pelo Governo, promulgado pelo Presidente e publicado no Diário da República vai ser submetido à apreciação dos deputados. Com os previstos votos contra de PCP, Bloco de Esquerda e PSD, pode ter os dias contados a redução de 1,25% nas contribuições que os patrões pagam por cada trabalhador contratado.

Ontem, em entrevista ao Jornal das 8 da TVI, o ministro da tutela, Vieira da Silva, disse que, se houver problema "resolveremos" e, aparentemente vai mesmo ter que resolver.

Continue a ler esta notícia