Consumidores portugueses estão menos confiantes - TVI

Consumidores portugueses estão menos confiantes

  • ALM
  • 30 jan 2019, 09:56
Calculadora

Dados são de o Instituto Nacional de Estatística. Normalmente. Associado a menos confiança acaba por vir menos consumo o que, obviamente não é bom para a economia

Os portugueses estão, em geral, menos confiantes na economia. Entre novembro janeiro tanto confiança como clima continuaram em queda.

"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre novembro e janeiro, continuando o movimento descendente iniciado em junho", diz o "Instituto Nacional de Estatística", justificando a descida com "o contributo negativo do saldo das perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e da realização de compras importantes."

O mesmo cenário de descida no clima económico, "após ter atingindo em julho e agosto o valor máximo desde março de 2002." No mês de referência, os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e no Comércio, tendo aumentado nos Serviços.

O indicador de confiança da Indústria Transformadora diminuiu em janeiro, retomando o movimento descendente iniciado em janeiro de 2018. O comportamento do indicador resultou do contributo negativo do saldo das perspetivas de produção e das opiniões sobre a procura global, tendo as apreciações sobre a evolução dos stocks contribuído positivamente", diz o INE.

Já o indicador de confiança da Construção e Obras Públicas "diminuiu em janeiro, após ter atingindo no mês anterior o valor máximo desde março de 2002. A evolução do indicador refletiu o contributo negativo de ambas as componentes, opiniões sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego, mais significativo no último caso."

Continue a ler esta notícia