Incêndios: Governo atribui 85% de financiamento a todas as empresas afetadas - TVI

Incêndios: Governo atribui 85% de financiamento a todas as empresas afetadas

  • CM
  • 5 abr 2018, 17:29
Incêndio Oliveira do Hospital

Até aqui, as empresas com prejuízos superiores a 235 mil euros eram financiadas a 70%

Todas as empresas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 vão beneficiar de um financiamento de 85% do prejuízo, estipulou o Conselho de Ministros, nesta quinta-feira, equiparando assim a situação à dos fogos que ocorreram em junho do mesmo ano.

Até aqui, para os incêndios de outubro, as empresas afetadas beneficiavam de um apoio de 85% caso a totalidade do prejuízo atingisse os 235 mil euros.

Empresas com prejuízos superiores a 235 mil euros eram financiadas a 70%.

“Foi aprovado o decreto-lei que procede à alteração do Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas. O Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas foi implementado na sequência dos incêndios que ocorreram a 15 de outubro de 2017, visando acorrer às necessidades mais prementes das empresas afetadas”, lê-se no comunicado de hoje do Conselho de Ministros.

Considerando as necessidades entretanto identificadas, e com o objetivo de reforçar a capacidade das empresas, julgou-se necessário introduzir alguns ajustamentos, nomeadamente elevando a taxa de apoio aplicável aos danos sofridos por pequenas e médias empresas”, indica o documento.

A percentagem foi indicada à Lusa por fonte do Governo.

Os incêndios de outubro de 2017, que atingiram de forma violenta a região Centro, provocaram a morte a 49 pessoas, além de avultados prejuízos em milhares de habitações e centenas de empresas, e da destruição de uma vasta área florestal e agrícola.

 

Continue a ler esta notícia