Rompuy pede «responsabilidade» aos políticos gregos - TVI

Rompuy pede «responsabilidade» aos políticos gregos

Herman Van Rompuy

Presidente do Conselho Europeu está muito inquieto com situação da Grécia

Relacionados
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apelou esta sexta-feira aos dirigentes políticos gregos para que demonstrem responsabilidade e capacidade de respeitar os compromissos assumidos em nome da Grécia.



«Estou muito inquieto com a situação na Grécia (...) Faço apelo ao sentido de responsabilidade nacional de todos os dirigentes políticos para chegar a um acordo que respeite os compromissos que o país assumiu e que respeite a cultura europeia», disse Rompuy, numa conferência de imprensa conjunta com Helle Thorning-Schmidt, primeira-ministra da Dinamarca, país que assegura este semestre a presidência rotativa da União Europeia (UE).

Para resolver a atual crise da dívida soberana europeia, «nenhuma solução é tão boa quanto a da integração europeia», acrescentou Rompuy na conferência de imprensa, citado pela Lusa.



Para o responsável europeu, é cada vez maior a necessidade de explicar aos eleitores que, «para resolver a crise a solução é sempre mais Europa», e não uma saída ou uma redução do ritmo do processo de integração europeia.

Desde as eleições legislativas do passado domingo, que não deram maioria a nenhum partido, que a Grécia vem tentando formar um governo de coligação, tendo a maioria dos eleitores votado contra os partidos que defendem as medidas de austeridade do memorando de entendimento que Atenas assinou com a troika da União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu.

Se o país não conseguir resolver o impasse, terá de realizar novas eleições, com a pressão da Alemanha, que já disse que se o país optar por denunciar os memorandos de entendimento terá de aceitar perder as verbas dos fundos de resgate que a troika emprestou à Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados